GEAN, CAIU A MÁSCARA. COM CORONAVÍRUS À SOLTA, CÂMARA APROVA 100 MILHÕES EM ASFALTO

Notícias 03/04/2020

O prefeito Gean Loureiro, que aparece de bom moço na mídia, ontem (2) botou pra funcionar seu rolo compressor na Câmara Municipal. Os vereadores governistas aprovaram dois empréstimos endividando a prefeitura em mais R$ 100 milhões para viabilizar os projetos eleitoreiros que Gean vem fazendo na cidade. O mais dispendioso é o tal do  "Asfaltaço", feito prioritariamente onde já há pavimentação e que não aparece em áreas de baixa renda. 

Quando o mundo está em combate contra a pandemia do coronavírus, o prefeito e seus vereadores  defendem um recurso milionário não para salvar vidas, e sim para salvar uma gestão irresponsável, comprometida com os empresários em ano eleitoral.

Na tribuna virtual – que piorou as péssimas práticas de atropelo das sessões presenciais – o vereador Lino Peres insistiu na defesa da aplicação de recursos em saúde e saneamento: “Vidas estão em risco, especialmente aquelas que moram em condições de extrema pobreza”. Como manter a higiene, se o simples ato de lavar as mãos é privilégio de uma parcela da sociedade? Muitas comunidades e ocupações sofrem com a falta de água. Parte delas não tem banheiro e, em alguns casos, nem cozinha. Para Lino, em vez de asfaltaço, é preciso que se implemente com urgência um orçamento emergencial estratégico, com transparência e controle social, para combater a pandemia. Há inúmeras propostas nesse sentido emergindo do movimento popular, de entidades, das centrais sindicais, sindicatos - em especial o Sindicato dos Municipários, o SINTRASEM, para a segurança dos trabalhadores e a manutenção de empregos -  e de partidos, entre eles o Partido dos Trabalhadores (PT), que apresentou treze propostas a Gean Loureiro durante o mandato da vereadora Carla Ayres, que substituiu Lino em rodízio.

As populações empobrecidas estão abandonadas. Lembramos que na gestão do prefeito Gean houve despejos violentos, com a presença da Polícia Militar, como na Ocupação Marielle Franco, no Maciço do Morro da Cruz, e na Vila Esperança, em Ingleses. As fotos nesta postagem são da Vila Esperança, onde cerca de 4 mil famílias vivem à margem das políticas de saneamento e de habitação. Esse é o plano desumano do prefeito levado ao extremo. Na Vila Esperança, assim como em outras ocupações nesses dias de aflição, o socorro para as pessoas se alimentarem está chegando graças a voluntários do Coletivo Ocupações Urbanas, Movimento  Nacional de Luta por Moradia (MNLM), Instituto IGentes, Igreja Presbiteriana de Florianópolis, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e Tenda Lula Livre.

A prova do descaso de Gean nessa área é que, em quase três anos e meio de gestão, foram construídas somente três casas. Esse dado foi mostrado na Conferência Municipal da Habitação de Interesse Social, realizada em setembro do ano passado. A Secretaria de Habitação e Saneamento foi desmontada e o valor definido  no orçamento anual  não dá  para construir nem 50 casas com infraestrutura. Mas, como se isso não bastasse, Gean ainda fez contingenciamento na área da saúde, reduzindo os recursos do Fundo Municipal da Saúde em 25 milhões! O Gean que aparece de bom moço na televisão é o mesmo que trouxe as Organizações Sociais privadas para a saúde do município, abrindo caminho para privatizar o que é direito universal na Constituição.

Lino também ressaltou, na sessão, a importância dos investimentos em saneamento, cuja defesa é um dos eixos do mandato. A imprensa divulgou dois estudos internacionais, um realizado na China, durante a quarentena obrigatória, e outro em Cingapura, mostrando que os pacientes afetados pelo coronavírus tinham em suas fezes o material genético do vírus, mesmo depois de não apresentá-lo mais no pulmão nem nas vias respiratórias. Ou seja, é mais um risco para a parcela mais vulnerável da população, que não tem acesso a uma adequada infraestrutura de saneamento.

O descaso do prefeito e seus vereadores, ao não priorizar nem neste grave período a parcela empobrecida da população de Florianópolis, custará caro.

VEJA AS PROPOSTAS DO PT EM http://www.professorlinoperes.com.br//pagina/1109/ofiacutecio-protocolado-na-prefeitura-de

 


Receba nosso Boletim EletrônicoReceba nosso Boletim Eletrônico: