Conversa ao vivo dia 16/12 debate o caso do Plano Diretor de Florianópolis nos 20 anos do Estatuto da Cidade

Notícias 10/12/2021

"Direito à cidade x cidade mercado: o caso do Plano Diretor de Florianópolis nos 20 anos do Estatuto da Cidade” é o tema da Conversa ao Vivo na quinta-feira (16/12), às 19 horas, via YouTube. A iniciativa é do professor Lino F. B. Peres, que fará o Pré-Lançamento do livro por ele organizado e composto por 40 (quarenta) artigos que discutem a experiência de Florianópolis e de outros municípios de Santa Catarina na construção de planos diretores à luz dos 20 anos do Estatuto da Cidade (Lei 10.257/2001), completados em 2021. Há ainda mais 7 artigos de autores que debatem o tema na perspectiva nacional.

Lino Peres é Doutor em Urbanismo, professor aposentado da UFSC, hoje do Programa de Professor Voluntário desta instituição, ex-vereador de Florianópolis por dois mandatos (2013-2016 e 2017-2020), coordenador do GEMURB (Grupo de Estudos da Mobilidade Urbana da UFSC) e membro da Coordenação do Fórum da Cidade, do IBDU (Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico) e do BR Cidades. 

Com ele, participarão da conversa o jornalista Jeffrey Hoff, que representou a Lagoa da Conceição no Plano Diretor Participativo, o advogado Marcelo Leão, representando o Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), a jornalista  Míriam Santini de Abreu, da equipe de produção do livro, e o arquiteto e professor Ricardo Socas Wiese, representando o Departamento de Arquitetura e Urbanismo e o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFSC, apoiadores editoriais da iniciativa.

A conversa será às vésperas da Audiência Pública de “revisão” do Plano Diretor marcada para 17 de dezembro pela Prefeitura de Florianópolis e, portanto, a oportunidade para refletir sobre como o poder público e o mercado estão agindo para aprofundar a transformação da cidade em uma grande mercadoria para os especuladores da terra urbana.

A conversa será no link https://www.youtube.com/watch?v=3xYecGWZRvE

Convidados:

Jefrey Hoff – jornalista nascido nos Estados Unidos, vive no Brasil há 30 anos. Foi professor visitante Fulbright na UFSC, publicou o jornal comunitário “Folha da Lagoa”, foi presidente da Comissão Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis, representou a Lagoa no Plano Diretor Participativo e foi Secretário Executivo do Comitê da Bacia da Lagoa. 

Marcelo Leão – Advogado e mestrando em Arquitetura e Urbanismo na UFSC. Tem graduação em Direito pela Universidade Federal do Ceará (1995). Atua na área do direito urbanístico, assessorando associações de municípios, municípios, movimentos sociais e profissionais do planejamento urbano nos processos de formulação, revisão, execução e acompanhamento de planos, programas e projetos desenvolvimento urbano. É membro do IBDU.

Míriam Santini de Abreu – Jornalista e Doutora em Jornalismo pela UFSC. Autora do livro “Quando a palavra sustenta a farsa: o discurso jornalístico do desenvolvimento sustentável” (EdUFSC, 2006) e organizadora do livro “A rebelião do vivido no jornalismo independente de Florianópolis” (Letra Editorial; Pobres & Nojentas, 2020).

Ricardo Socas Wiese – Professor e chefe de Departamento do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSC. Doutor em Progettazione Ambientale pela Università di Roma – La Sapienza (2010), título revalidado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (2012). Tem experiência na área de Planejamento e Desenvolvimento de Projetos Arquitetônicos e Tecnologia da Arquitetura com ênfase nas questões de sustentabilidade aplicada à arquitetura.

 


Receba nosso Boletim EletrônicoReceba nosso Boletim Eletrônico: