CÂMARA HOMENAGEIA MESTRE POP E A CAPOEIRA

Notícias 09/08/2017

Na manhã ensolarada do dia 29 de julho, vários mestres e praticantes da Capoeira reuniram-se na escadaria da Catedral, espaço em que todos os sábados o Mestre Tigre faz roda de Capoeira, para homenagear o Mestre Pop e seus 40 anos de dedicação a esta prática, considerada recentemente como patrimônio da humanidade pela UNESCO. Nosso mandato homenageará o Mestre Pop em sessão programada para setembro, a sessão irá sintetizar o apoio e respeito a todos os Mestres de Capoeira e Mestres em geral, que, com sua arte e habilidade, transmitem a gerações de jovens seus saberes e fazeres.

Alguns dos principais Mestres de Capoeira que têm projetado Florianópolis e Santa Catarina Brasil afora e internacionalmente estiveram presentes na comemoração, como os Mestres Pinóquio, Tigre, Demetrius, Nascimento, Peninha e outros, em reverência ao Mestre Pop, que formou toda esta geração de capoeiristas. Ele chegou em Florianópolis em 1973 e, em 1977, iniciou suas aulas sob a Figueira da Praça XV e depois também no Mercado Público.

Nosso mandato, juntamente com o Conselho da Cultura, aprovou na Câmara de Vereadores a Lei 10.177/17, Lei Mestres dos Saberes, que regulamenta a forma de preservação deste legado, através de editais de cursos e oficinas de formação que eles e elas ministrarão, além de premiações e várias atividades de reconhecimento. Esperamos que a atual administração de Florianópolis garanta fundos para estas atividades, uma vez que a rubrica sobre o repasse financeiro foi vetada pelo ex-prefeito Cesar Souza Júnior.

 

 


Receba nosso Boletim EletrônicoReceba nosso Boletim Eletrônico: