MANDATO HOMENAGEIA MESTRE POP E OS 40 ANOS DA CAPOEIRA EM SANTA CATARINA

Notícias 18/09/2017

Na sessão solene do dia 11 de setembro, Lourival Fernando Alves Leite, o Mestre Pop, foi homenageado pela Câmara Municipal de Florianópolis em reconhecimento por seus 40 anos de trabalhos em prol da arte, cultura e projetos sociais no município de Florianópolis e pelo pioneirismo na difusão da capoeira em Florianópolis e no Estado. A proposta de homenagem do nosso mandato tenta sintetizar o apoio e respeito a todos os Mestres de Capoeira e Mestres em geral, como o Mestre Calunga, também presente, que, com sua arte e habilidade, transmitem a gerações de jovens seus saberes e fazeres. Mestre Pop chegou em Florianópolis em 1973 e, em 1977, iniciou suas aulas sob a Figueira da Praça XV e depois também no Mercado Público.

No Hall da Câmara Municipal, mestres, contra-mestres e aprendizes fizeram uma bela roda para exibir essa arte que foi considerada recentemente Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, e que exporta a cultura brasileira para todo o planeta. Na tribuna, Mestre Pop criticou a falta de apoio do poder público. "Estamos presentes onde o Estado não está, a capoeira faz um trabalho social importantíssimo", disse.

Nosso mandato, juntamente com a Rede de Culturas Populares, aprovou na Câmara de Vereadores a Lei 10.177/17, Lei Mestres dos Saberes, que regulamenta a forma de preservação deste legado através de editais de cursos e oficinas de formação que eles e elas ministrarão, além de premiações e várias atividades de reconhecimento. Esperamos que a atual administração de Florianópolis garanta fundos para estas atividades, uma vez que a rubrica sobre o repasse financeiro foi vetada pelo ex-prefeito Cesar Souza Júnior. leia sobre a Lei no nosso site: https://goo.gl/EPQjw4


Receba nosso Boletim EletrônicoReceba nosso Boletim Eletrônico: