CONVITE: FÓRUM DA CIDADE - ORGANIZAÇÃO SOCIAL E POPULAR DE FLORIANÓPOLIS (Sábado, 22/11)

20/11/2014
 

BOLETIM ELETRÔNICO
Setor de Comunicação
www.professorlinoperes.com.br

FÓRUM DA CIDADE

ORGANIZAÇÃO SOCIAL E POPULAR DE FLORIANÓPOLIS

 

Debate Público sobre Mobilidade Urbana

Na Região Metropolitana da Grande Florianópolis

 

 

O Fórum da Cidade: Organização Social e Popular de Florianópolis convida toda a sociedade para vir debater, sábado, dia 22 de novembro de 2014, no auditório do CSE da UFSC, um dos mais sérios problemas da Região Metropolitana de Florianópolis: o quadro de deterioração das condições de vida decorrente das péssimas condições de mobilidade urbana.

Os problemas de mobilidade urbana têm sido abordados em diversas situações, nos últimos anos e, cada vez com maior frequência, por eventos acadêmicos como congressos, seminários, audiências públicas, mas principalmente pelos movimentos sociais. Isto demonstra a grande crise urbana com a realidade da mobilidade das pessoas e bens sociais. Este quadro visivelmente crítico atingiu um limite para os moradores dos grandes aglomerados urbanos, que têm ido às ruas em manifestações, às vezes violentas, para protestar e exigir mudanças nas condições de infraestrutura urbana, nos transportes públicos com tarifas aceitáveis, nas condições de acessibilidade e, enfim, na qualidade de vida e nas condições de mobilidade das cidades.

A participação social nas deliberações sobre os destinos da cidade tem sido sistematicamente negada pelos governos, gerando estas revoltas sociais. Exemplo disto é o Plano Diretor Municipal de Florianópolis que continua desconsiderando ou tratando de forma puramente retórica os interesses da maioria da população, relegando a um segundo plano a elaboração do Plano Municipal de Mobilidade, desconstruindo a participação social das instâncias populares (vide o desmantelamento oficial do Núcleo Gestor Participativo) e atropelando a aprovação do PD no Legislativo Municipal.

Chamando a sociedade para a defesa de seus direitos expressos no Estatuto da Cidade, o Fórum da Cidade propõe este debate para explicitar os conflitos entre as demandas populares e as ações governamentais.

Estudos técnicos contratados diretamente pelo BNDES, com recursos provenientes do Fundo de Estruturação de Projetos (FEP), com acompanhamento direto do Governo do Estado de Santa Catarina, desenvolvem um Plano de Mobilidade Urbana Sustentável para a Região Metropolitana de Florianópolis, o PLAMUS. Como não conhecemos ainda o seu teor, o Fórum da Cidade convidou alguns responsáveis técnicos pelo PLAMUS para que viessem expor aos movimentos populares alguns resultados e propostas que até agora tenham sido desenvolvidos, considerando que é também uma antiga reivindicação dos movimentos populares a urgente elaboração de estudos de Origem e Destino e de um Plano Metropolitano Participativo de Mobilidade Urbana.

Assim, neste sábado, 22/11, estaremos fazendo um diagnóstico político e técnico da mobilidade urbana da Região da Grande Florianópolis, no sentido de situar e explicitar os conflitos entre as demandas populares e as ações e políticas públicas governamentais.

Venha participar deste momento para a retomada da mobilização e do controle social por uma Política Pública Participativa de Mobilidade Urbana da Grande Florianópolis.

 

Atenciosamente,

Fórum da Cidade

CONVITE:

Debate Público sobre Mobilidade Urbana Na Região Metropolitana da Grande Florianópolis

 

 

Local:    Auditório do Centro Socioeconômico (CSE) - UFSC

Data:     22/11/14

Hora:     das 9:00 às 18:00h

Objetivos Propostos:

 

·      Debater o diagnóstico e as proposições para o planejamento participativo da mobilidade urbana;

·      Explicitar os conflitos entre as demandas populares e ações governamentais sobre a política pública de mobilidade urbana;

·      Garantir a participação popular e controle social da política pública de mobilidade urbana na Região Metropolitana da Grande Florianópolis.

Programação:

 

Manhã

 

9:00 – 9:30h: Sessão de abertura.

FC, UFECO, FAMESC, MPL, SINTRATURB, UC da Ilha, GEMURB,FLORIPA ACESSÍVEL.

 

9:30 – 11:10h

 

·         Leituras sobre a Mobilidade Urbana.  Exposição dos pesquisadores do PLAMUS.

Temas:   ‐ Como surgiu o Plamus?

  Guilherme Medeiros ‐ SCPar

   ‐ Visão geral e estado atual do projeto: Propostas de solução em análise

        Wagner Colombini (LOGIT) e Guilherme Dogliani (Strategy&)

        ‐ Processo de participação e comunicação social do projeto

  Daniely Votto ‐ Embarq Brasil

‐ Gestão associada na região metropolitana

11:10 – 13:00h

 

·         Debate sobre os eixos temáticos.

 

13:00 – 14:00h:  Intervalo (almoço)

 

Tarde

 

Debates sobre Mobilidade da Região Metropolitana

 

14:00 – 15:00h

 

·         Outras análises e Propostas de ações para mobilização e lutas

→   Mesa: FC, UFECO, FAMESC, MPL, SINTRATURB, UC da Ilha, GEMURB,FLORIPA ACESSÍVEL.

 

15:00 – 17:00h

·         Debate

·         Plenária Deliberativa e fechamento do Relatório

 

18:00h

·         Encerramento

 

Promoção do Evento: FÓRUM DA CIDADE: ORGANIZAÇÃO SOCIAL E POPULAR DE FLORIANÓPOLIS

Coordenação: (entidades membros do FC): Fórum da Cidade; UFECO; NESSOP; GEMURB; Fórum da Bacia do Itacorubi.

Participações: Grupo UFSC/PLAMUS, SC Parcerias, Gabinete Vereador Lino Peres, Floripa Acessível, MObfloripa, CCPAN, Sintraturb, MPL, FAMESC, Conjardim, UC da Ilha, Ambatri.

 
www.professorlinoperes.com.br
Facebook: /lino.fernandobragancaperes.7
Twitter: /verlinoperes
E-mail: linoperes13@gmail.com
Telefone: (48)30275721 – (48)30275810
Se você não deseja mais receber esse boletim, envie e-mail para linoperes13@gmail.com  com o Assunto “Cancelar Boletim Eletrônico”