Plano Diretor: reunião no Monte Cristo repete problemas
Na noite desta quarta-feira (24), o vereador Lino Peres esteve no bairro Monte Cristo participando da reunião sobre o Plano Diretor junto à comunidade local e pôde presenciar a pouca participação de lideranças e moradores dessa região. Apenas três pessoas da comunidade compareceram. O vereador acredita que a ausência se deve à pouca divulgação e constatou ainda o problema ocorrido nas reuniões anteriores, como ausência de ata, de gravação, mapas em escala inadequada para análise da reunião e o descontentamento de duas lideranças presentes com relação à forma como foi elaborado o Plano Diretor e à aprovação de edifícios de excessiva altura no entorno do Monte Cristo.
As poucas pessoas presentes fizeram vários questionamentos, cuja respostas servirão de base para uma chamada de oficina sobre os impactos do Plano Diretor na região em um sábado, dia mais adequado para esse tipo de atividade. Todos os presentes concordaram com a indicação do vereador Lino Peres sobre a necessidade de se convocar uma audiência pública distrital na região após essa oficina e que os critérios de composição do Conselho da Cidade deverão ser debatidos pelas comunidades da região.
Os presentes fizeram também duras críticas à falta de fiscalização e acompanhamento da prefeitura do processo Habitar Brasil/BID e consequente regularização fundiária, até hoje incompletos e em estado de abandono. Há várias unidades habitacionais deste programa sendo alteradas, assinalam eles, aumentando suas alturas em três ou quatro pavimentos, colocando assim em risco a estrutura dos prédios.