Lino é homenageado no projeto Destaques da Raça Negra

Notícias 24/02/2014

O vereador Lino Peres foi homenageado pelo Instituto Liberdade, na 23ª edição do projeto Destaques da Raça Negra, pelo trabalho em favor da garantia e da ampliação dos direitos constitucionais da população negra em SC. Na premiação, realizada no domingo, 24, no Restaurante Praça 11, em São José, Lino destacou a importância do prêmio na luta contra a discriminação e promoção da igualdade racial: “A promoção deste evento cumpre papel pedagógico para as crianças, adolescentes e jovens negros, quando destaca as pessoas de origem afro-descendente na sociedade catarinense, propiciando visibilidade de suas atuações em diversas áreas e não somente na música e futebol, como geralmente acontece”.

Em 2013, na Câmara de Vereadores de Florianópolis, as mobilizações do movimento negro e do mandato pressionaram o Executivo a definir a nomeação da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial (COPPIR), assim como a reconstituição do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR).

O mandato promoveu ainda a Semana das Religiões de Matriz Africana e duas audiências públicas sobre a repressão aos terreiros, e acompanha e participa das lutas dos quilombolas pelo direito aos seus territórios.

Lino também acompanha o Grupo de Trabalho quilombola com os estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), tem papel atuante no Programa de Ações Afirmativas desta Universidade e participou também da fundação do Núcleo de Estudos Negros de Santa Catarina (NEN), ocorrida em 1986.

O Instituto, representado pelo presidente, Marcos Moita, e pelo coordenador de Projetos Sociais, Marcos Canetta, homenageou nesta edição nove pessoas que se destacaram nas suas áreas.