PELA PRIMEIRA VEZ CAU-SC ELEGE UMA MULHER COMO PRESIDENTA

Notícias 12/01/2018

Foi com muita alegria que recebemos a notícia de que o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU-SC) elegeu, pela primeira vez, uma mulher como presidenta e com significativa participação feminina na chapa, o que dá conta da presença majoritária das mulheres na profissão da Arquitetura e Urbanismo.

A posse de Daniela Pareja Garcia Sarmento para a gestão 2018-2020 é um fato inédito e histórico de extrema importância, que inova a prática política, especialmente em função do momento atual, em que conquistas e direitos estão sendo roubados de toda a população. Parabéns às arquitetas de garra e de ousadia que enfrentam os preconceitos para ocupar os espaços de decisões que também lhes são de direito.

O vereador Lino Peres é professor aposentado do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSC, hoje voluntário, e a chefe de gabinete, Elisa Jorge, é arquiteta formada na mesma instituição. Tanto para eles quanto para as(os) demais integrantes do gabinete é uma conquista que à frente do CAU-SC esteja uma mulher comprometida com o debate da função social da cidade, da propriedade e da(o) profissional arquiteta(o). Afinal, nossa luta é por justiça social e pela busca do desenvolvimento sustentável da cidade, aquele que beneficia a qualidade de vida e o bem-estar da população.

O nosso mandato se propõe a ser parceiro do CAU-SC no processo de controle social e do espaço urbano e sua arquitetura, particularmente na capital, para que se viabilize efetivamente o direito à cidade que inclua a toda(o)s, construindo para a cidadania efetiva.

Veja a matéria da posse aqui.