LINO PROPÕES COTAS PARA MULHERES NAS VAGAS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DE FLORIANÓPOLIS

Notícias 15/03/2018

Mínimo de 30% dos cargos da administração direta e indireta do município de Florianópolis preenchidos por mulheres. Essa é a Proposta de Emenda à Lei Orgânica apresentada à Câmara Municipal no dia 12 de março pelo vereador Prof. Lino Peres (PT). A ação é alusiva ao Mês da Mulher e está na vanguarda da criação de políticas públicas que visam investir em formas de acesso e permanências das mulheres no mercado de trabalho.

"Mais mulheres pensando a cidade impacta na concepção plural que as cidades devem ter. Mais mulheres pensando a cidade cooperam para combater as desigualdade constituídas nos espaços urbanos e que segregam e promovem todas as formas de violência", explica a educadora Jeruse Romão, assessora do mandato. A Proposta será examinada pelo jurídico da Casa e, se tiver a forma legal, irá a Plenário para votação.

Já é comprovado que a ampliação das oportunidades para mulheres causa grande impacto social nas comunidades onde vivem, e especialmente nos contextos políticos e culturais desses locais e cidades. Além de vítimas históricas da estrutura social, em épocas de crise as mulheres, juntamente com os negros, são aquelas(es) que mais sofrem o impacto do desemprego.

Na mensagem sobre o 8 de Março deste ano, o secretário-geral da ONU declarou:

Investir em mulheres é a forma mais eficaz de prosperar as comunidades, as empresas e os países. A participação das mulheres torna os acordos de paz mais sólidos, as sociedades mais resilientes, e as economias mais vigorosas. Normalmente, quando as mulheres são discriminadas é porque existem práticas e crenças que prejudicam a todos”.

Os números no Brasil, que comprovam as desiguais oportunidades entre homens e mulheres, demonstram como ainda precisamos avançar muito na equiparação dos gêneros. A proposta do mandato aponta nessa direção: a de uma cidade mais igualitária e justa.