VISITAMOS A REVOLUÇÃO DOS BALDINHOS

Notícias 28/03/2018

O vereador Lino Peres e assessores estiveram na comunidade Chico Mendes no dia 28 de março para visitar a Revolução dos Baldinhos. O projeto surgiu em 2008, depois de uma epidemia de ratos e leptospirose, e hoje é referência internacional na gestão comunitária de resíduos sólidos. Projeto essencial sobre cidadania, empoderamento das mulheres, que são mais de 90% dos participantes, estímulo à agricultura urbana e educação ambiental.



Essa preocupação ambiental vem desde os anos 1980. Arquitetos urbanistas, Lino Peres e Elisa Jorge, chefe de gabinete do mandato, participaram do processo de urbanização da Chico Mendes naquela época, e no encontro se lembraram, emocionados, da luta pelo direito à cidade e garantia de acesso aos serviços básicos como abastecimento de água, energia elétrica, coleta de lixo e saneamento. Naquele momento, uma das preocupações foi a criação de uma Comissão do Lixo, como ocorreu em comunidades como Novo Horizonte e Nova Esperança, para trabalhar a questão do reuso, reciclagem e saúde pública já que a prefeitura não fazia o trabalho de coleta.

Como encaminhamentos, um requerimento será enviado à Comcap e um pedido de reunião com o prefeito Gean Loureiro e o secretário do continente, Edson Lemos, para maior visibilidade e apoio à Revolução dos Baldinhos. A comunidade realiza o trabalho de coleta que a Comcap não consegue cumprir, mas o dinheiro levantado com adubo orgânico, cerca de R$ 150 por pessoa ao mês, é irrisório perto do enorme trabalho realizado. Novos  equipamentos, ou a manutenção dos poucos existentes, é outro pedido dos envolvidos.