NOTA DE PESAR: NOSSO ADEUS À INCANSÁVEL NEIVA ORTEGA

Notícias 24/10/2018

Lamentamos profundamente o falecimento de Neiva Ortega. Ativista cultural crítica, participava com alegria da cidade e acreditava na transformação pelas artes. O profundo pesar do setor cultural demonstra sua grandeza e importância para Florianópolis e Santa Catarina.

Gestora Organizacional em Assuntos Culturais - Culturas Populares, Neiva atuou sobretudo no universo da música e da dança, valorizando e apoiando as bandas municipais, incentivando a formação musical principalmente de crianças e adolescentes das cidades do interior.

A aproximação de Neiva com o nosso mandato se deu através do projeto de lei Mestres dos Saberes e Fazeres das Culturas Populares Tradicionais de Florianópolis, que valoriza e salvaguarda os fazeres tradicionais de nossa cidade, a cultura local e os mestres populares que mantém artes como a renda de bilro, o boi de mamão e a capoeira.

O Mestres foi construído em conjunto pelo gabinete do vereador Prof. Lino Peres e a Rede de Culturas Populares Tradicionais – Território SC, coordenado por Neiva e Márcia Escorteganha. Lamentamos seu falecimento e prestamos solidariedade a sua família, aos amigos e à cultura catarinense, que hoje está órfã de uma de suas mais incansáveis defensoras.

Em uma das semanas mais críticas desde a redemocratização, sua morte nos relembra: é preciso resistir!