MANDATO REPUDIA A EXONERAÇÃO DO SERVIDOR SILVIO DE SOUZA DA CHEFIA DA ESEC CARIJÓS

Notícias 14/04/2016

Chefe da Estação Ecológica de Carijós (ESEC) desde 2011, Silvio de Souza Jr. demonstrou responsabilidade e consciência como servidor público, sendo coerente com a postura técnica referente aos processos de gestão e manejo da Unidade de Conservação.

No dia 8 deste mês ele foi exonerado do cargo. O mandato do vereador Lino Peres enviou uma moção ao presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Claudio Maretti, pedindo a reconsideração da substituição do servidor – que não surtiu efeito.

Não entendemos o motivo da exoneração de Silvio, que há anos atuava de forma sensível junto às pautas das comunidades - sobretudo com os pescadores do Rio Ratones -, sem abrir mão da fiscalização contundente na proteção do manguezal e do recurso pesqueiro.

Entendemos que as trocas de cargos muitas vezes comprometem trabalhos importantes realizados em prol de um meio ambiente equilibrado, um feito que Silvio conseguiu consolidar nos locais que atuou em Florianópolis.

Em seu perfil do facebook, Silvio, que foi selecionado por concurso interno, criticou a forma como foi escolhido seu sucessor: “Lamento que para minha substituição não tenha ocorrido um processo de seleção que pudesse dar oportunidade de concorrência a diversos analistas ambientais, experientes, que estão há muitos anos nas unidades de conservação do interior do Brasil, aguardando sua oportunidade meritocrática de chefiar uma unidade de conservação.”

Confira o posicionamento do mandato do vereador Lino Peres na íntegra:

 

 


Receba nosso Boletim EletrônicoReceba nosso Boletim Eletrônico: