VITÓRIA PARA A CULTURA: COMISSÃO DECIDE MANTER O IBRAM!

Notícias 20/12/2018

Foto: Ana Maria Viegas

A comissão mista da Medida Provisória (MP) 850/2018 aprovou no dia 11 de dezembro de 2018 relatório preliminar em que contraria a intenção do governo em criar a Agência Brasileira de Museus (Abram), em substituição ao Ibram (Instituto Brasileiro de Museu), que seria extinto. A decisão de manter o Ibram vai ao encontro dos anseios de todo o setor museal. A contrapartida será a criação de uma fundação sem fins lucrativos, de natureza privada, que terá a responsabilidade de arrecadar e gerir recursos para a aplicação no setor museológico.

“Como o relatório da MP ainda será votado nos Plenários do Senado e da Câmara essa decisão representa ainda uma primeira vitória, mas que já sinaliza a sensibilidade dos parlamentares sobre a importância de garantir políticas públicas para os museus”, comemorou Silvia Conceição, assessora do mandato do vereador Prof. Lino Peres, sem deixar de lembrar que o prazo de tramitação da Medida Provisória expira em 18 de fevereiro de 2019.

RELEMBRE: Quando foi anunciada pelo governo federal a medida provisória, acompanhamos o ato em defesa dos museus, realizado em 18 de setembro, no Largo da Alfândega. Na ocasião, o professor do curso de museologia UFSC, Valdemar Lima, nos concedeu uma entrevista em que explicou o contexto de precarização dos espaços de memória. 

RELEMBRE: No dia 1º de novembro, nosso mandato realizou uma Reunião Ampliada, na Câmara Municipal, para debater a política nacional dos museus e as consequências das Medidas Provisórias (MP) 850 e 851. Saiba quais foram os encaminhamentos retirados durante o encontro e assista às falas das nossas convidadas.


Receba nosso Boletim EletrônicoReceba nosso Boletim Eletrônico: