IFSC homenageia professor Marcos Cardoso Filho

A cerimônia de homenagem póstuma ao professor Marcos Cardoso Filho e de apresentação do filme que conta sua trajetória é no dia 22 de setembro às 19h, no (IFSC), Rua 14 de Julho, 150, Coqueiros. Cardoso Filho foi engenheiro eletricista formado pela UFSC e lecionou no Colégio de Aplicação e na Escola Técnica Federal de Santa Catarina (ETFSC, futuro IFSC). Foi professor do Dept. de Engenharia Elétrica da UFSC, de 1975 até sua morte. Em novembro de 1975, foi preso na Operação Barriga Verde, junto com outros 41 acusados de trabalhar pela reestruturação do Partido Comunista Brasileiro em Santa Catarina. Em setembro do ano seguinte, foi conduzido a uma audiência militar que estudava o pedido de seu relaxamento de prisão. Continuou preso e foi julgado apenas em fevereiro de 1978; foi condenado a três anos de reclusão, que já terminava de cumprir. Quando foi libertado, em abril daquele mesmo ano, não voltou a dar aulas na ETFSC – foi exonerado pelo diretor Frederico Guilherme Büendgens. O relatório do IFSC entregue em julho último à Comissão da Verdade confirma que a demissão teve motivação política. O professor morreu em dezembro de 1983, aos 33 anos, em acidente de barco na Lagoa da Conceição.
O documentário “História recontada: professor Marcos Cardoso Filho e a ditadura na Escola Técnica” foi realizado pela IFSCTV, a partir dos documentos e relatos levantados para produzir o relatório (com 29 páginas e 17 documentos) encaminhado pelo IFSC à Comissão Estadual da Verdade.
A história de sua prisão e julgamento, além da da recuperação dessas informações, é contada com mais detalhes em: http://linkdigital.ifsc.edu.br/2014/07/18/ifsc-entrega-relatorio-sobre-professor-marcos-cardoso-a-comissao-da-verdade/
Fonte: IFSC