Carnaval, festa da folia, da história e da informação

Notícias 26/02/2014

Ainda que não pareça para muitos, o Carnaval é um momento de magia teatral, informação e criação e de mobilização intensa das comunidades. O enredo de cada agremiação nos brinda com uma história pesquisada e encenada na Passarela de Samba Nego Quirido, em Florianópolis. No ano em que o Carnaval adentra o mês de março, mês do Dia Internacional da Mulher, teremos duas agremiações que homenageiam mulheres.

A Embaixada Copa Lord, com o enredo ”Quem você pensa que é, sem a força da mulher”, saúda Dona Uda Gonzaga, as Mulheres do Morro e as Mulheres do Mundo; ressalta o respeito e importância das matriarcas, mulheres das comunidades e do mundo. Já  o G.R.E.E.S Consulado, com o enredo Ashantis - Os filhos de Akan e a força que vem do berço, traz o reino de Ashsntis, a Yaa Asantewaa, mulher guerreira que após longas batalhas foi exilada nas Ilhas Seychelles pelo exercito britânico. Expõem o racismo para derrotar a força da mulher.

Já a Protegidos da Princesa retrata a cultura local, com enredo “O Divino Zumblik”, que homenageia o renomado artista plástico de Tubarão. A Unidos da Coloninha, com enredo “Na Boca da Noite: entre Máscaras e Fantasias”, traz a magia do Carnaval e tudo o que a imaginação pode permitir, as fantasias de cada um sendo transformadas em alegria e diversão. A União da Ilha da Magia traz para a avenida “Da Lagoa à Jamaica, uma viagem ao lado do Rei”; retratará a música e vida de Bob Marley, um poeta e líder de uma Jamaica sofrida.

A informação não para por aí. Ainda temos a homenagem aos 50 anos da Ditadura trazida pelo representante do grupo de acesso Acadêmicos do Sul da Ilha com o tema de enredo: “Rebeldes sim! E por que não, e a AMOCART com o enredo: “Amocart traz uma mensagem para você”, trazendo pra avenida os mensageiros da história. É informação que não para e que se prepara para a Passarela do Samba Nego Quirido.

O vereador Lino Peres prestigiou na noite desta terça-feira, 25, junto com o vereador Tiago Silva, os 59 anos da Embaixada Copa Lord, representando a Câmara Municipal de Florianópolis, que felicitou essa data comemorativa. Ressalta a importância do Carnaval como manifestação cultural, mas também política do povo que, ao cantar, expressa sua visão de mundo e também sua crítica. No entanto, as condições de infraestrutura e apoio logístico por parte do governo do estado e da Prefeitura de Florianópolis não lhes estão à altura. Para Lino, ainda falta melhor planejamento do Carnaval para o próximo ano.