RODÍZIO: CARLA AYRES ASSUME O MANDATO

Notícias 06/06/2018

Juntamente com a executiva municipal do Partido dos Trabalhadores de Florianópolis, o mandato do vereador Prof. Lino Peres decidiu promover uma experiência importante para o fortalecimento da democracia. A partir do dia 5 de junho, a cientista social Carla Ayres assumiu o mandato por um mês como vereadora na Câmara Municipal em formato de rodízio - será a primeira mulher petista a exercer o cargo.

Carlinha é militante dos direitos humanos e LGBT. Em agosto, o Cadu, Carlos Eduardo, presidente municipal do PT, assumirá no mesmo formato, que seguirá sendo realizado nessa e em outras legislaturas do Partido dos Trabalhadores. Assista no vídeo as declarações de Lino e Carlinha sobre a passagem de bastão.

A Executiva do PT de Florianópolis publicou este texto sobre a decisão: 

DEMOCRACIA DE VERDADE A GENTE CONSTRÓI NA PRÁTICA.

Nota da Executiva Municipal do Partido dos Trabalhadores - PT 
Florianopolis sobre o rodízio de suplentes na Câmara Municipal De Florianópolis.

A executiva municipal do Partido dos Trabalhadores de Florianópolis, juntamente com o mandato do vereador Lino Peres, tem o comprometimento de inaugurar uma experiência importante e imprescindível para o fortalecimento da democracia, além de imprimir o caráter de solidariedade entre os que trabalham, lutam e sonham conjuntamente para a transformação da sociedade.

Ao adotar a lógica de rodízio na Câmara Municipal de Florianópolis, mandato e Partido ampliam a representação social e suas pautas na casa do povo, além de oportunizar aos suplentes a experiência de ter um mandato popular.

A fórmula aprovada pela executiva municipal do Partido alia a questão política – colocando o mandato à disposição dos suplentes, defensores inquestionáveis da democracia e da justiça social –, aos aspectos legais: ou seja, que contribua para a rotina parlamentar, aplicando o tempo de 2 meses por ano ao rodízio com os suplentes para cada mandato parlamentar eleito pelo PT.

O início do rodízio começará neste ano de 2018 e terá seu cumprimento para as próximas legislaturas.

No ensejo desse comprometimento político, correspondendo à necessidade conjuntural, buscando interpretar as demandas sociais urgentes, executiva partidária, o mandato do vereador Lino Peres e os primeiros suplentes Nildomar Freire (Nildão), Carlos Eduardo de Souza (Cadu) e Carla Ayres decidem que no mês de junho as pautas do movimento LGBT terão destaque, vez e voz com a atuação da suplente Carla Ayres, que assumirá o mandato na Câmara para fazer jus a essa causa que é de todas e de todos.

A partir de agosto, será a vez de Carlos Eduardo de Souza, o Cadu, assumir o mandado e representar o povo florianopolitano na fiscalização do governo Gean e lutar contra a escalada de corte de gastos na saúde e na educação promovida por tal governo, além de se comprometer com o legado de luta deixado pelos companheiros Lino Peres e Carla Ayres.

Florianópolis, 17 de maio de 2018.

 

Vídeo